16 de março de 2016

Sete vezes mais mortos por infeções hospitalares que por acidente de viação


"Morre-se mais sete vezes mais por infecções do que nos acidentes de viação".

Esta é uma das conclusões de um estudo da Direção Geral de Saúde. Para melhorar esta estatística, porque são as estatísticas apenas que preocupam os nossos governantes, vão atribuir-se subsídios financeiros aos hospitais que diminuírem estes índices.

Ora, se fecharem os hospitais, acabar-se-iam as mortes por infeções hospitalares. iriam aumentar as mortes por AVC, ataque cardíaco, etc. Mas as infeções hospitalares seriam seguramente eliminadas das causas de morte dos portugueses.

Esta medida é perigosa. Já estou a ver as administrações hospitalares preocupadas com os índices a vedarem a entrada no hospital aos doentes mais atreitos a infeções hospitalares: doentes com HIV; doentes imunossuprimidos, tais como os transplantados e doentes oncológicos.

É aquela velha máxima, se queres mudar o output, muda o input.
Sem admissão de doentes com maior risco de infeções hospitalares, conseguem seguramente evitar vítimas mortais pelas mesmas.

Esta medida não irá conseguir a melhoria na qualidade do tratamento hospitalar, apenas irá prejudicar os doentes mais frágeis.

1 comentário:

Digam de vossa justiça!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...