11 de julho de 2015

Guia das Tascas de Lisboa


Vale a pena ir a uma tasca pela comida e pela bebida. Para conhecer quem está atrás do balcão. Para ouvir os clientes habituais com as suas piadas habituais. Para confirmar que não há chef, mas há "Ó Chefe". Para beber o vinho da casa e provar os petiscos cozinhados por mão sábia em panela experiente e bebermos o vinho da casa.

De Algés aos Olivais, de Alcântara ao Lumiar, com os mais típicos bairros pelo meio, este guia promete petiscos como manda a tradição, desfrutados com um cálice de Aliança Velha.

O primeiro guia bilingue, em português e inglês, é um guia para todos os gostos e culturas, que começa por definir a origem das ‘Tascas’ como antigas carvoarias trazidas para a capital pelos galegos no início do séc. XX, que se estendiam por salas contíguas onde se servia vinho e petiscos. Com o passar dos anos e a proliferação da electricidade, o carvão passou a ter um papel menos relevante e as ‘Tascas’ orientaram a totalidade da sua actividade para a restauração.

Para conhecer 25 excelentes tascas de Lisboa. Pelas mãos de Tiago Cruz e Marco Dias.

Tiago Cruz comeu, bebeu e fotografou este Guia. Deve o gosto pelos comes e bebes a uma bisavó que publicou um livro de receitas e a um avô que vivia em frente à Adega Cooperativa da Lourinhã.


Marco Dias criou a parte visual do Guia. Com 14 anos, foi com o pai pela primeira vez a uma tasca portuense. Provou sandes de rojão e gostou.

Disponível nas (boas) livrarias. E aqui.

2 comentários:

  1. Falta um guia para o Porto também, e já agora outro para Braga!

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar

Digam de vossa justiça!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...