31 de outubro de 2014

Palestina Independente

A Palestina já foi reconhecida por 135 estados. Nenhum da União Europeia. Até agora. A Suécia acabada de reconhecer publicamente a autonomia da Palestina.

Eu acho que já estamos tarde. A cada dia o conflito agrava-se. A ministra sueca dos Negócios Estrangeiros defende que apesar da Palestina não ter fronteiras definidas cumpre "os critérios de direito internacional para um reconhecimento”: um território, uma população e um governo.

Portugal tem votado a favor do reconhecimento apesar deste não ter ganho muitos adeptos no seio da União Europeia.

Da mesma forma que defendi a autodeterminação de Timor-Leste em 1999, continuo a defender a autodeterminação do povo palestiniano.


2 comentários:

  1. A Palestina nao tem um governo,tem um grupo terrorista a infernizar a vida de toda a gente: arabes muculmanos, arabes cristaos, judeus, ateus, agnosticos... Um grupo terrorista que tem no seu documento fundador a eliminacao de Israel e que por todo e qualquer motivo convoca "dias de raiva", um grupo terrorista que condenou a morte 5 pessoas por "alegadamente" passarem informacoes a Israel. 5 pessoas condenadas a morte sem culpa formada, sem direito a advogados, e ainda houve passeata nas ruas com os cadaveres arrastados pelo chao, um sistema juridico que nao o e. Um grupo terrorista do qual os lideres se poem ao fresco e deixam a populacao a fazer de escudo humano na ansia de obter a gloria do martirio. Um grupo terrorista que nao admite outro culto que nao seja a sua faccao do islao. Um grupo terrorista com um grau de misogenia que descamba em violencia e opressao contra as mulheres. O que mta gente tambem nao sabe e que a maior parte dos Palestinianos de"origem" sao judeus e a sua presenca na regiao muito anterior ao Estado de Israel (e tambem arabes que nada tem que ver com os Hamases desta vida). A Palestina tem uma agencia especial, dedicada, da ONU, onde nao se percebe muito bem para onde vai o dinheiro nem como sao prestadas contas. Nunca nenhum outro "povo" teve direito a tal mordomia. Nem as 11 mil criancas mortas no primeiro ano do conflito sirio tiveram 1/5 do mediatismo das criancas palestinianas. Nem as vitimas da guerra civil do Sudao, ou os cerca de 3 a 5 milhoes de vitimas na guerra civil do Congo. Oh yeah, Palestina e cool, como os smothies, esta na moda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As opiniões são como as cabeças, cada um tem a sua.
      Mas a Palestina é um estado. Pelo menos para 135 nações deste planeta.

      Eliminar

Digam de vossa justiça!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...