1 de outubro de 2014

Manifestação: Dia Nacional na Música

Foto de Sara Otto Coelho/Observador
Hoje celebrei o Dia Mundial da Música de uma forma muito diferente. Estive na primeira manifestação da minha vida!

Não sou dada a política mas sou uma mulher de causas. Defendo aquilo em que acredito com unhas e dentes!

Primeiro dia de Outubro e os professores de Música do ensino artístico, onde se insere Escola de Música do Conservatório Nacional, ainda não estão colocados. O inicio do ano letivo já aconteceu há duas semanas.

Tenho neste momento dois filhos matriculados nesta escola pública. Por lá já passou também a minha filha mais velha. Os professores que conheço há anos, que iniciaram os meus filhos na aprendizagem de música estão sem emprego. Os meus filhos estão sem aulas.

O Ministro da Educação já reconheceu erros, pediu desculpas. Mas não arranjou solução. Eu quero uma solução. Como cidadã, exijo uma solução.

Por esta razão se manifestaram alunos, pais e professores. Os professores têm direito a trabalhar o ano inteiro e os alunos de ter aulas o ano letivo inteiro.

Neste momento 48 famílias, dos professores ainda não colocados mas com vaga, perderam o salário de Setembro, assim como os proporcionais de subsídios de Natal e férias. Os alunos perderam aulas que não podem ser repostas, pois o ano letivo não se pode prolongar. Terá de terminar na mesma data das escolas que iniciaram o ano letivo a tempo e horas.

O ensino artístico tem concurso próprio. Até aqui tudo bem. Mas porque razão lançar concursos em Setembro? Porque não colocar os professores em Julho, para o ano letivo seguinte? Iriam todos, professores, pais e alunos, de férias muito mais descansados. Uns saberiam ter emprego, outros conheceriam os horários do ano seguinte.

Já reconheceram o erro? Então apresentem uma solução que reponha o salário perdido dos professores e as aulas perdidas dos alunos.

Senhor Ministro, ainda está a tempo de apresentar uma solução.

Foto de Sara Otto Coelho/Observador

Foto de Sara Otto Coelho/Observador

Sem comentários:

Enviar um comentário

Digam de vossa justiça!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...