24 de setembro de 2014

Medo do escuro


Os meus rapazes participaram-me que têm medo do escuro.
Desdobrei-me em explicações e demonstrações (ora apaga, ora acende a luz) e tudo se mantém igual no quarto, mas não adiantou.
Contam-me que não tinham medo, mas que depois de verem A Origem dos Guardiões passaram a ter. Começaram a ter pesadelos.

Não sei o que pensar. Se miúdos de 6 e 7 anos não podem ver animações para a sua idade, o que poderão ver sem mais efeitos secundários?

A pediatra explicou-me há muitos anos, quando a mais velha começou com pesadelos, que as crianças vivem os sonhos como se fossem a realidade. Durante a noite revivem os acontecimentos do dia e pois isso esperneiam, mexem braços e pernas pois acreditam que estão a correr e a repetir os jogos do dia. As imagens rápidas das vivências diurnas, tomam proporções fantasmagóricas durante a noite. Os pesadelos são normais, vão passar, piti piti piti.

Mas, e até passarem? Como gerir estas noites atribuladas com palavras, gritos e movimentações estranhas?

Alguma dica por esse lado?

1 comentário:

  1. A dica maior: paciência. Sim, muita, porque para eles é uma realidade cuja lembrança os deixa mal.
    Outra é não minimizar nem maximizar. Aquela do "já és crescido, não devias ter medos destes, pareces um bebé", dá-me a mim nos nervos e vontade de provocar um pesadelo a quem a profere. A de "vamos falar sobre o sonho e desbobina-o, revive-o e passa por tudo outra ves, mas acordado" também não. Connosco resulta der-lhes mimos, tentar acalmá-los com o xhhhh, muitos carinhos e beijinhos, o "está tudo bem", "a mamã está aqui". Com ele já consigo ter estratégias que ele mesmo diz não provocarem sonhos maus, mas só adormece sem a luz acesa desde que o mano dorme no quarto, e quer sempre um miminho nosso.
    Com ela a história dos sonhos maus serem provocados pela bruxa (que ela escolhe qual é), e que vou dar tautau à bruxa, e fica de castigo, e é feia e cheira mal.
    E sim, alguns desenhos animados são mesmo do pior.
    Bjs

    ResponderEliminar

Digam de vossa justiça!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...