14 de setembro de 2014

Ansiedades no regresso às aulas

Add caption
Amanhã começa o ano letivo. Para já apenas com a cerimónia de abertura do ano letivo. Vamos ter de nos desdobrar e um pai e uma mãe terão de estar em duas escolas diferentes, à mesma hora, em três salas diferentes para falar com uma diretora de turma e duas professora titulares. Lá conseguiremos de certeza!

Hoje deitei três filhos muito ansiosas pelo início da escola. Uma ansiedade feliz, aquela de quem dá um passo maior ao encontro da sua autonomia.

O mais novo inicia o 1º ciclo; o do meio, segue para o 2º ano; a mais velha despede-se do 1º para começar o 2º ciclo.

Esta é uma grande mudança. Muda a escola, os colegas, passa a ter várias disciplinas com vários professores. Muda de sala ao longo do dia. Passa a ter aulas só de manhã. Enfim, são muitas alterações.

É mesmo muita mudança para uma miúda reservada, tímida com quem não conhece. O outro lado da moeda é que vai reenontrar-se com os antigos colegas do colégio. Os amigos do coração de quem os acontecimentos dos últimos anos obrigaram a afastar-se, com a sua saída abrupta do colégio.

As amizades que começam aos 3 anos e vão até aos 8 anos, não se destroem por alguém mudar de escola. Persistem. Continuaram a convidar-se para os aniversários uns dos outros. Continuaram a encontrar-se aos fins de semana.

Eu é que estou em pulgas para assistir ao re-encontro! A miúda está feliz mas ansiosa!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Digam de vossa justiça!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...