4 de julho de 2014

Afinal o que é o SPF?

SPF Protetor solar
SPF, Sun Protection Factor, ou Fator de Proteção Solar (FPS).

Será um protector solar 100+ ou 90 realmente muito melhor do que um com SPF 30?

SPF refere-se à capacidade de um protetor solar para bloquear radiação ultravioleta B (UVB), que causa queimaduras solares, mas são os raios UVA, que estão mais intimamente ligados aos danos profundos à pele. Ambos os raios UVA e UVB contribuem para o risco de cancro de pele.

A classificação SPF é uma medida do tempo que levaria para ter queimaduras solares, se não estivesse a utilizar protetor solar, em oposição ao tempo que levaria com protetor solar. Um SPF 15 indica que se pode estar 15 vezes mais tempo ao sol, sem ter queimaduras solares, , com este protetor, do que sem protetor algum.

SPF não é um número fácil para para o consumidor. É lógico pensar que um FPS 30 é duas vezes melhor que um FPS 15 e assim por diante. Mas isso não é assim que funciona.

SPF Protetor solar
Um FPS 15 bloqueia cerca de 94% dos raios UVB; Um FPS 30 bloqueia 97% dos produtos UVB; e um FPS 45 bloqueia cerca de 98% dos raios.

Protetores solares SPF mais elevadas bloqueiam mais os raios UVB, mas nenhum oferece 100% de proteção.

Os produtos SPF elevada protegem melhor contra os danos da pele a longo prazo e os cancros de pele relacionados com a exposição solar.

Qualquer produto escolher, os especialistas recomendam usar um protetor solar resistente à água, aplicado generosamente meia hora antes da exposição solar. O protetor solar deve ser reaplicado pelo menos a cada duas horas e após nadar, secar, ou transpirar.

A melhor maneira certificar-se de que está protegido é reaplicar o protetor solar muitas vezes, não se pode colocar de manhã e esquecer de renová-lo.

1 comentário:

  1. Confesso que sou uma das pessoas para quem este número é confuso. Como tenho pele clara e queimo com facilidade uso sempre um FPS 50. Pensava que era o único que me protegia das queimaduras mas após uma consulta de dermatologia, foi-me dito que para o meu tipo de pele um FPS 30 era suficiente desde que colocado frequentemente. Mas continuo a comprar o 50... sinto-me mais segura assim apesar de não bronzear nem um pouquinho!

    ResponderEliminar

Digam de vossa justiça!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...