29 de novembro de 2013

Máquina do Tempo: Pesquisa online de noticias de 25 anos


O SAPO acaba de lançar em parceria com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) a Máquina do Tempo, uma ferramenta de pesquisa e um repositório online dos principais media em Portugal.  
Destinada a todos os portugueses, a Máquina do Tempo, disponibiliza online um arquivo que abarca 25 anos de notícias da LUSA e milhões de notícias online das publicações mais seguidas no país, como os semanários Expresso e SOL, a revista Visão, o Diário Económico, a Rádio Renascença, a SIC, entre outras.

Todo este material permite reconstituir uma linha do tempo com mais de 7 milhões de notícias, 4 milhões das quais pertencentes ao repositório da LUSA, com datas entre 1987 e 2010, contemplando os temas e as personalidades mais relevantes da história recente do país e do mundo.

Para além de pesquisar os nomes das personalidades, períodos ou momentos marcantes, o utilizador pode ainda consultar a cada dia, o top de personalidades mais noticiadas e analisar a sua rede de ligações pessoais.

Personalidades: quem ocorre com quem nas notícias?

Através da análise automática dos nomes que são referidos nas notícias, a Máquina do Tempo mostra a forma como cada personalidade se encontra interligada com outras. Sempre que duas ou mais pessoas aparecem relacionadas na mesma notícia, é criada uma rede que acaba por refletir o papel e a importância que tiveram numa data em concreto e em dado acontecimento.

A Máquina do Tempo está suportada num amplo repositório de notícias, cuja organização e exploração integradas são essenciais para o seu funcionamento. Este repositório permite a consulta de inúmeros dados estatísticos e a navegação em várias dimensões, como notícias, galeria de fotografias, entre outras.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Digam de vossa justiça!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...