4 de junho de 2013

O Verão mais frio dos últimos 200 anos?

Será este o verão mais frio dos últimos 200 anos?

Os meteorologistas franceses dizem que sim. Eu digo que conseguiram o seu objectivo. Até há pouco tempo na Europa ninguém falava do canal francês Meteo. Hoje, todos o conhecem.

Confio muito nos meteorologistas portuguesas do antigo Instituto de Meteorologia que agora, só para nos confundir, passou a IPMA - Instituto Português do Mar e da Atmosfera. As previsões de curto prazo, até 3 dias são muito precisas. As mais longas. até 10 dias têm um bom grau de certeza. podem prever chuva para a próxima 4ª feira, e ir ajustando as previsões ao longo do tempo, para se registar a chuva, digamos na 5ª feira. Consulto este site quase todos os dias, planeio actividades de fim de semana com base nesta informação.

Agora cancelar férias, mudar férias para Outubro apenas por que um canal francês resolveu fazer previsões catastróficas, não!

Todos os anos temos uns cavaleiros do apocalipse a prever catástrofes. Em 2012 era porque o calendário Maia acabava e por isso previam o fim do mundo. Ainda em 2012 o Sol estava num pico de actividade magnética e previam demasiado calor, vulcões em erupção e... o fim do mundo. Agora em 2013 é porque o Sol está num mínimo de actividade, prevêem um verão gelado.

Em 40 anos de vida tenho recordações de verões quentes em que não se conseguia dormir com o calor, de verões frios em que vestia casacos de malha à noite, de invernos secos e sem chuva, como em 2012, de invernos demasiados chuvosos como o de 2001 em que caiu a ponte de Entre-Os-Rios. Enfim, uma diversidade climatérica imensa. O mundo não acabou aí e não acredito que vá acabar agora.
Claro que o mundo dos Maias acabou, mas com a conquista espanhola e as epidemias de varíola que com ela chegaram.

O mundo acaba para quem nos deixa mas continua para quem resiste.
Cá por mim pretendo continuar a viver a vida intensamente, em família e com amigos como se não houvesse amanhã. Com a certeza que terei ainda muitos amanhãs para viver, ver os meus filhos crescerem, dar muitas gargalhadas e também chorar sempre que seja preciso, ou quando isso me alivie.

Quanto ao guarda roupa, mantenho à mão todo o tipo de roupa ao longo do ano. Um casaco quente, uma gabardina, t-shirts e tops frescos, camisolas quentes, fatos de banho e toalhas de praia. Se hoje está calor mando os meus filhos de t-shirt para a escola. Se no fim de semana estiver a chover, eles irão estar bem aconchegados com roupas quentes.

A vida é para ser vivida intensamente e não me deixo assustar por previsões de catástrofes. E vocês, até que ponto alteram a vossa vida face as estas notícias?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Digam de vossa justiça!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...