21 de maio de 2013

Satisfação vs Insatisfação

Quando hoje li esta história da Manuela não pude deixar de me lembrar de outra menina.
É uma amiga da minha filha. Foram colegas no colégio desde os 3 anos, até a minha ter de sair já no 3º ano, por não podermos pagar mais o colégio.
Esta menina não é rica. Mas é filha de pais divorciados. Pais que se dão bem, que falam um com o outro mas que disputam o seu amor, fazendo-lhe todas as vontades. Esta menina é super mimada e manda em duas casas. Quando está com a mãe, esta faz-lhe tudo o que ela quer, até deixá-la dormir sempre na sua cama. Quando está com o pai, em casa dos avós, tem 3 adultos a mimá-la e em quem mandar.
Esta menina com 8 anos passou um dia connosco nas férias. Mudou de roupa 3 vezes ao longo do dia. Casa vez que molhava um fato de banho, ia logo vestir outro seco. Quando se sentava à mesa começava logo em altos berros "odeio esta comida", "odeio esparguete!". Com dois filhos mais pequenos sentados à mesa, tive de lhe explicar que não se diz que se odeia a comida. Se não quer comer só tem de dizer que não quer que eu não obrigo. Os mais pequenos não podem ouvir essas coisas porque senão também eles vão repetir. Depois expliquei-lhe calmamente que não percebia como ela não gostava de esparguete, pois todas as crianças adoravam esparguete. Deviam ver a cara de espanto dela, "é verdade que todas as crianças adoram esparguete?". Eu acho que ela nunca tinha provado esparguete na vida! A mãe diz que ela só gosta de hamburguers e batata frita e pelos vistos todos lhe fazem a vontade e é tudo o que come na vida!
A história da Manuela fez-me lembrar também este episódio, pois quanto mais damos aos filhos, mais eles ficam insatisfeitos. Eu gosto de ensinar aos meus a darem valor ao que têm e a serem felizes por isso.
Vai haver sempre mais coisas que não temos, do que as que temos, se isso nos causar infelicidade iremos sempre ser muito infelizes.
Eu prefiro ensinar a felicidade por estarmos juntos, por sermos uma família e por termos amigos!

6 comentários:

  1. Paula

    Muito obrigada por estares atenta ao meu blogue.
    Infelizmente existem cada vez mais crianças como a da tua história.
    Também tenho casos desses na família. Tenho dois sobrinhos, cujos pais estão divorciados e não têm uma vida tão desafogada quanto isso. No entanto, fico chocada cada vez que os visito, pois vejo-os sempre com brinquedos caros, principalmente comprados pelo pai,na tal competição de ver quem dá mais.
    Na realidade, o que os filhos gostariam de ver era os pais juntos, felizes, com eles.
    Estas crianças não sabem o que é uma família a sério, crescem sem amor. Apenas têm presentes, mas isso não os compensa da falta de amor que sentem.
    Obrigada uma vez mais, também por me referires.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Manuela pelo teu blog onde cultivas o positivismo.
      Num época de mal dizer é uma lufada de ar fresco ler o teu blog sempre com sugestões e dicas positivas!
      Beijinho!

      Eliminar
    2. Obrigada! Esta é a minha forma de ser e de estar na vida. Só com este positivismo, poderemos ser felizes.
      Como costumo dizer sempre. Eu sou uma mulher de bem com a vida, mesmo que esta não seja a ideal, mas para mim é! Gosto de ser como sou!

      Eliminar
  2. Também eu, também eu tento ensinar isso aos meus filhos, que não são as cosias que demonstram o amor, mas o tempo que passamos com eles e o carinho e atenção.
    Neste mundo consumista, e eu também sou uma, é difícil explicarmos-lhes certas coisas, mas faz parte do nosso papel de educadores.
    Ainda agora escrevi no meu blog (o outro, o deles http://o-meu-cantinho.blogspot.pt/) acerca das voltas que sdou para o meu filho tomar o pequeno-almoço, porque se fosse por ele eram cafés e restaurantes a todas as refeições. Podia comer hamburgar com batatas fritas logo pela manhã desde que fosse no MacDonalds.
    Conheço duas miudas, com pais que vivem desafogadamente e bem, que fizeram uma birra, porque como vão passar as férias à África do Sul, os pais a inscreveram num colégio interno em Inglaterra para aperfeiçoarem o inglês. Mas quando falo em birra é porque ia uma miuda que elas não gostam e porque assim não podem ter férias como querem. Pois...realidades diferentes, mas estas é mais estalar os dedos e já têm, por isso se explicam certos comportamentos.
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. uma grande verdade! Essas pessoas não sabem o mal que estão a fazer aos miúdos!

    ResponderEliminar

Digam de vossa justiça!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...