10 de janeiro de 2013

Quanto vão receber os portugueses em Janeiro?

É uma boa pergunta mas cuja resposta ninguém conhece.
Bem, aqueles que nada têm a receber, sabem o que vão receber: rigorosamente nada.
Quanto aos outros, funcionários públicos e privados não fazem ideia de quanto irão receber em Janeiro. O mesmo se aplica aos patrões que ainda não sabem quanto terão de pagar aos seus trabalhadores.
Confusos? Sãs as decisões políticas em cima do joelho neste belo país à beira mar plantado.

Vejamos:

Novas tabelas de IRS
Foram anunciadas pelo governo novas tabelas de IRS com menos escalões que se traduzirão num aumento das retenções mensais. As tabelas não foram ainda publicadas em Diário da República e até o serem não poderão entrar em vigor.

Sobretaxa de IRS
Sobretaxa de 3,5% aplicada quando as tabelas forem publicadas.

Pagamento de um subsidio em duodécimos (Trabalhadores privados)
O Orçamento do Estado (OE) prevê o pagamento de um subsídio em duo décimos (divisão pelos doze meses do ano). Esta medida pretende atenuar o efeito da sobretaxa de 3,5€ no salário dos portugueses. O outro subsídio será pago 50% antes do trabalhador entrar de férias e os outros 50% até 15 de Dezembro de 2013. Tudo isto previsto pelo OE mas ainda não publicado sob a forma de lei no Diário da República.

Corte de um ou dois subsídios (trabalhadores do estado)
O OE prevê também o corte de um ou dois subsídios aos trabalhadores do estado. Esta medida está dependente de análise pelo Tribunal Constitucional.

Até à promulgação das leis, tudo ficará em aberto. Uma coisa podem os portugueses ter a certeza este ano receberão menos e pagarão mais impostos. Em quanto, a ver vamos.

1 comentário:

Digam de vossa justiça!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...