25 de novembro de 2012

Morreu Larry Hagman o JR de Dallas



O Actor que deu corpo ao execrável J.R. Ewing da série Dallas, Larry Hagman morreu aos 81 anos na sequência de um cancro na garganta.

Nascido em 1931 no Texas, Estados Unidos, o actor desempenhou o mais odiado vilão da história da televisão dos anos 80, o JR Ewing da série Dallas, cujo sucesso rendeu 14 temporadas, entre 1978 e 1991.

Larry Hagman voltou a dar vida ao seu vilão no re-make da série Dallas estreada este ano e tinha planos de participar na segunda temporada. Dallas 2012 centra-se na geração seguinte, os filhos das personagens que nos anos 80 tornaram Dallas uma das séries mais famosas da televisão.



“Quem matou JR?” foi a pergunta que manteve suspensos milhões de espectadores no final da segunda temporada de Dallas. O episódio de 21 de Março de 1980 terminou com JR alvejado com dois tiros por um desconhecido, e só a 21 de Novembro – depois de um Verão em que muitos americanos usaram t-shirts com frases como “Who shot JR?” ou “I shot JR” – é que o mistério foi esclarecido e o público soube que JR tinha sobrevivido.

Larry Hagman era filho de uma actriz, Mary Martin, e de um advogado texano que tinha entre os seus amigos alguns desses magnatas do petróleo em muito parecidos com a personagem que mais tarde Hagman viria a encarnar. Começou a sua carreira como actor logo pela televisão, no papel do astronauta Nelson na série I Dream of Jeannie, entre 1965 e 1970.

Larry Hagman na capa da Time
Em 1978 começa Dallas e, contou o argumentista David Jacobs ao The New York Times, embora o protagonista principal fosse inicialmente Bobby Ewing, foi JR quem rapidamente conquistou espaço, tornando-se a personagem central da série.
E no entanto, segundo confessou o próprio actor ao mesmo jornal numa entrevista de 2011, esteve alcoolizado a maior parte do tempo. O entrevistador pergunta-lhe se pode partir do princípio que Hagman estava bêbado em todas as cenas, e a resposta não deixa margem para grandes dúvidas: “Yeah.”

Casado desde 1954 com a actriz Maj Axelsson, de quem teve dois filhos, Hagman criou uma imagem associada a uma vida de festas e excessos – e não só por causa de JR. Conta o El País que a casa do actor em Malibu, na Califórnia, ostentou durante anos uma bandeira que dizia “A vida é uma festa”. Hagman terá contado em entrevistas que bebia geralmente quatro garrafas de champanhe por dia, e admitiu ter experimentado LSD e marijuana. Tornou-se abstémio depois de, nos anos 90, ter sofrido uma cirrose e um cancro no fígado, que o obrigou a fazer um transplante.

3 comentários:

  1. Daquelas figuras que admiramos desde sempre.

    ResponderEliminar
  2. Lembra-me a minha infância e os meus primeiros tempos de casada. O meu pai não perdia um episódio e quando casei há 10 anos estavam a repetir a série num canal qualquer e o meu marido via sempre!

    ResponderEliminar
  3. Era o vilão perfeito, coitado, mas eu até simpatizava com o sr. Hagman.
    http://fashionfauxpas-mintjulep.blogspot.com

    ResponderEliminar

Digam de vossa justiça!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...