23 de outubro de 2012

Crianças passam fome nas escolas


Já aqui falámos do caso da menina que terá ficado sem almoço na escola.
Aparentemente, este caso não é único e nem o mais grave.

Tive informação que nas escolas do Algarve, possivelmente também noutras zonas do país, a quantidade de comida entregue diariamente nas escolas, não chega para alimentar todas as crianças. Os pratos são servidos e quando termina a comida é dito: acabou. As restantes crianças passam fome. Tendo chegado ao conhecimento das associações de pais estas situações, os pais estão a revesar-se para estarem presentes nas cantinas à hora das refeições, para garantir que a comida existente é igualmente distribuída pelo número de pratos necessários e que assim, nenhuma criança passa fome.

Onde estamos a chegar? Onde está o estado social que permite que as nossas crianças passem fome na escola? Onde está o dinheiro dos nossos impostos que pagamos há tantos anos? Fazem-se tantas greves por aumentos salariais, por manutenção dos contratos colectivos de trabalho, onde está a mobilização que garanta que cada ser humano, cada criança tem o que comer?

Peço que divulguem estas situações e que façam chegar outros casos que tenham conhecimento, noutros locais do país. Muito provavelmente este caso não será o único e não podemos deixar o tempo passar e não intervir em situações socialmente importantes.


6 comentários:

  1. estas noticias mais do que assustadoras sao dehumanas, mais vale deixarem de fornecer almoços nas escolas e os meninos passarem a ir almoçar a casa ou a levarem de casa e a comerem na escola. Sempre os pais ficavam mais descansados e saberiam o que os seus filhos comem diariamente ...

    Maggie

    ResponderEliminar
  2. Não é nestas alturas que a ASAE deveria interferir?
    Há formas de saber a quantidade aproximada de comida que uma criança precisa. Não se poderá estimar essa quantidade, multiplicada pelo nº de crianças e fazer a quantidade necessária?
    Mas não, o dinheiro fala sempre mais alto.
    E esta hein?

    http://sstyleyourself.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Estou em choque!!!
    http://fashionfauxpas-mintjulep.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Paula não consegui não comentar só para dizer que estou em choque, que raio de país é este que se está a tornar Portugal... a minha filhota foi para a escola este ano pela 1ª vez e nem quero imaginar um situação destas, é do pior que se pode imaginar!

    ResponderEliminar
  5. Estou chocada! A comida das cantinas nao chega, mas como podera ser possivel, nao sabem o numero de meninos que tem a comer nas escolas? Que raio de Governo o nosso que gasta milhares de euros num carro e nao tem dinheiro para dar uma alimentaçao digna as crianças que frequetam a escola.

    ResponderEliminar
  6. É chocante mesmo. OS pais compram senhas de refeições por cerca de 1,50€, mas quem na realidade paga as refeições são as câmaras municipais. Todos sabemos que as câmaras estão sem dinheiro e sem autorização para se endividarem. Podemos pensar que isto resulta apenas em menos obras, mais passeios estragados, mas não. Está a faltar às câmaras dinheiro para pagar bens essenciais como a alimentação nas escolas. É muito grave e deveria ser divulgado.

    ResponderEliminar

Digam de vossa justiça!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...