21 de junho de 2012

Joana Vasconcelos a primeira mulher a expôr em Versailles

Mary Poppins, 2010

Coração Independente Preto, 2006

Marilyn (PA), 2011

Jarro de vinho, 2011


Royal Valkyrie, 2012

Blue Champagne, 2012



Mais um motivo de orgulho.
Mais um acontecimento que me deixa orgulhosa de ser Portuguesa (sei que se escreve com letra minúscula, mas sinto-o como se escrevesse com maiúscula).

A designer Joana Vasconcelos é portuguesa e é também a primeira Mulher a expôr no palácio de Versailles.
A sua exposição abriu ao público esta terça-feira e estará disponível até 30 de Setembro.

Fico emocionada ao ver fotos de obras que conheci ao vivo, em que toquei, implantadas neste espaço magnífico. Casa de reis e rainhas, cavaleiros e aias. Lugar rico em arte e história.

Quem puder visite Versaille até final de Setembro.

“O Palácio de Versailles é o Lugar da Arte e os artistas sentiam-no seu; trabalhavam-no, não como um espaço expositivo, mas sim como um Lugar habitado pela arte. É um espaço cheio, completo, rico, ao qual, aparentemente, nada mais pode ser acrescentado. O palco perfeito para celebrar a ousadia, a experimentação e a liberdade; o génio criativo apreciado como em mais nenhum outro lugar.


O meu trabalho existe a partir da ideia de que o mundo é uma ópera e Versailles é o paradigma operático e estético onde habito. As obras que proponho existem para o Lugar, vejo-as como intemporalmente ligadas a Versailles. Quando percorro os salões do Palácio e os seus jardins sinto a energia de um espaço que gravita entre a realidade e o sonho, o quotidiano e a magia, o festivo e o trágico. Oiço ainda o eco dos passos de Marie-Antoinette, a música e o ambiente festivo dos salões. Como seria a vida em Versailles se aquele universo exuberante e grandioso fosse transferido para os nossos tempos?


Interpretar a densa mitologia de Versailles transportando-a para a contemporaneidade, evocando a presença de importantes figuras femininas que o habitaram, cruzando a minha identidade e experiência enquanto mulher, portuguesa, nascida em França, será certamente o mais fascinante desafio da minha carreira.”

Joana Vasconcelos

3 comentários:

  1. Olá,

    Adorei este teu post e aproveitei e coloquei no meu blog algo que vais gostar ;-)

    http://delisboaabarcelonayviceversa.blogspot.pt/2012/06/dicas-de-fotografia-nao-fales-so-de-ti.html

    Beijinhos,
    Sandra Campos

    ResponderEliminar

Digam de vossa justiça!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...